top of page

Conectando sons com significados

  • Dr Lilian JF
  • Jul 10, 2014
  • 2 min read

Matias está, como eu já havia mencionado, começando a balbucear sílabas como BA-BA-BA. Há mais ou menos duas semanas, ele tem ousado um silencioso mã-mã-mã, pa-pa-pa. Entretando ainda é difícil dizer que ele tem conectado essas sílabas às palavras mamãe e papá. Nós, claro, sempre que ele pronuncia "mama" perto de mim, o beijamos de alegria e repetimos "mamãe", de modo que ele ri e se diverte. O mesmo fazemos para "papa". Apesar de ser difícil afirmar que ele já conecta esses sons aos significados que queremos lhe

2014-06-01 326.JPG

dar, já tem se tornado mais evidente que ele vem substituindo os gritos agudos usados para pedir coisas, pela pronuncia aleatória de sílabas.

Quando lhe estamos dando de comer, às vezes ele grita, vira o rosto ao oferecermos comida e balança a mão pra cima e pra baixo. Quando interpretamos que este gesto é um pedido de água, lhe oferecemos seu copo de água repetindo a palavra "água", ou até mesmo, "ába" (como ele conseguiria pronunciar). Fazemos isso repetidas vezes, em diferentes momentos, e hoje observei que ao brincar com seu copinho de água, dando pequenos goles e o batendo no sofá, ele também dizia baixinho "ába", "ába".

Ainda é difícil falar em "primeiras palavras", mas certamente o significado já está começando a ser construído em sua relação conosco. Há uma reação para certas palavras que direciono a ele.

Questões interessantes a serem investigadas:

1) Em que estágio da vida o bebê começa a estabelecer a relação entre palavras e significados? Na aquisição de mais de uma língua simultaneamente este estágio é tardado?

2) No caso de bebês filhos de casais bilíngues, que cada um fala um idioma em casa, as palavras que se referem a um mesmo objeto são relacionadas pelo bebê ao objeto apenas ou ao objeto e ao pai ou mãe? Há uma relação de signo, significante e de emitente, ou apenas de signo e significante, como se imagina ocorrer em um bebê criado em um ambiente monolíngue?


 
 
 

Comments


Quem sou

Meu nome é Lilian Fleuri. 

Sou muitas Lilians, em cada papel que desempenho me empenho. Sou mulher, filha, irmã, brasileira, professora, pesquisadora, esposa, mãe, amiga. Nesses papeis desenvolvo muitas atividades diarias como coordenadora de playgroups, educadora, pesquisadora, tradutora, professora, web-designer, bloggeira, revisora de texto, organizadora de festinhas infatis, cozinheira, escritora, linguista... e assim vai...

 

Destaques
Recent Posts
bottom of page